ANO DA RETOMADA EM DOBRO

Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês. Zacarias 9:12.

O texto de Zacarias demostra uma situação muito parecida com a que estamos vivenciando em nossos dias o povo de Israel que tinha saído da Babilônia, mas ainda se sentiam presos. Zacarias anima o povo a restaurar a cidade e o templo, mas primeiro precisavam sentir-se livres. Muitos por ter perdido familiares, amigos se sentem prisioneiros, mas como naquele tempo em que o profeticamente o profeta fala do Messias animando o povo e dando a eles uma Esperança.

Zacarias 9.12b “também, hoje, vos anuncio que…” O Senhor promete que “Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra” (Zacarias 9.10). O evangelho é o anúncio de boas notícias (Isaías 52.12). Estas boas novas revelam a esperança que vem de Jesus Cristo. O povo de Israel precisava ouvir o anúncio da Palavra de Deus, que haviam abandonado. Quando ouvimos a Palavra recebemos fé para vencer (Romanos 10.17).

Zacarias 9.12c “…tudo vos restituirei em dobro”. Uma promessa de aliança “quanto a você Sião, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água” (Zacarias 9.11). Esperança é esperar com fé. Sonhar que tudo vai dar certo. Quando esperamos no homem nos decepcionamos, mas quando nossa esperança vem de Deus nunca somos frustrados (Isaías 40.1).

O povo de Israel precisou aprender a esperar somente em Deus e não nos reis da terra. Deus lhes prometeu que “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra” (Isaías 61.7). Para vencer a desilusão que aprisiona a alma tirando a esperança é preciso voltar-se para Deus, ouvir a boa mensagem do Evangelho e esperar no Senhor dizendo: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança” (Salmos 39.7). Isto ocorrera quando voltarmos para a Fortaleza retomarmos nossas atividades e esperar em nosso Deus.